1. ESTRADAS:
Buracos, sinalização ruim e deficiências na construção da via impactam de forma negativa não somente veículos pesados como também em automóveis e motos.

2. DISTRAÇÃO:
A Falta de atenção enquanto dirige tem sido uma das causas de muitos acidentes. Ela se dá não somente pela distração com outras coisas além da condução segura, como também por cansaço e fadiga. Não raramente um caminhão bate na traseira de outro ou sai da pista em locais onde a pista oferece as condições de segurança necessárias.

3. EXCESSO DE CONFIANÇA:
Diferente da falta de experiência que também pode causar acidente, experiência e confiança são armadilhas com alto poder de provocar consequências ruins. Isso se aplica ao conhecimento do caminhão, das estradas, ultrapassagens curvas e suas limitações. Não por acaso, muitos carreteiros reclamam de abusos cometidos por colegas que colocam outros motoristas em situação de risco.

4. IMPRUDÊNCIA:
A falta dela é um dos grandes problemas relacionados à segurança viária, pois o comportamento de quem está ao volante de um veículo de carga é fator decisivo para evitar ou provocar acidente. A imprudência geralmente se manifesta na alta velocidade e ultrapassagens em locais proibidos (curvas, pontes e faixas contínuas) aumentando a insegurança e por consequência o número de acidentes.

5. DIRIGIR CANSADO:
Descumprir as regras de repouso colocam em risco a sua segurança e de outros motoristas. O cansaço excessivo gera perda de reflexos e pode ser a causa de acidentes.

Conteúdo extraído da revista: O Carreteiro